E no mesmo momento surge a dúvida: quanto custa para pintar um para-choque?
O para-choque é a parte do veículo que foi desenvolvida para absorver pequenos impactos.
Antigamente, eles eram metálicos e depois passaram a ser feitos de materiais plásticos resistentes, mas, geralmente, sem pintura.
Hoje em dia, ele se funde com o desenho da carroceria e a pintura é a mesma. Mesmo assim, uma das partes do carro que mais estão sujeitas a ralar é mesmo o para-choque, tanto dianteiro quanto traseiro.
Por isso, saber quanto custa para pintar um para-choque é essencial para quem tem carro.
É aquela manobra para sair de uma vaga de rua, a encostadinha em um objeto fixo ou pequena batida de quem vem atrás.
Para situações em que apenas a pintura foi afetada, a saída é pintar o para-choque arranhado.
Um para-choque visivelmente arranhado prejudica a presença visual do veículo e isso é algo que a gente não quer, afinal, o carro tem sempre a cara do dono, representa a identidade e personalidade de quem dirige!
Então, se você quer estar com o seu veículo sempre no melhor estado, precisa saber quanto custa arrumar o para-choque.
Afinal, quanto custa para pintar um para-choque?
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Em média, uma reparação na pintura na parte em que se encontra danificada, custa de R$250,00 a R$400,00. Um fator que pode acrescentar mais valor ao serviço é a tonalidade e o tipo da cor.
Cores metálicas já são mais caras que as sólidas (geralmente branco, preto e vermelho de carros mais simples), mas as cores perolizadas superam em muito o valor das metálicas.
Pintar um para-choque requer não só pesquisar, mas também ouvir aquela opinião de quem já fez o trabalho.
Isso significa que o mesmo será mais valorizado estando com um visual melhor do que riscado ou batido. Isso eleva seu valor de mercado e também preserva a beleza do produto.
Quando vale a pena pintar um para-choque?
Antigamente, este tipo de serviço era muito demorado e sinônimo de transtornos, pois era necessário deixar o carro vários dias parado na oficina.
Hoje, pintar para-choque arranhado é em tese de fácil reparo.
Talvez demande um pouco mais de tempo pela necessidade de lixar e pintar novamente. Se a área afetada não for maior do que 20 cm, o recomendável é fazer apenas um retoque na pintura, evitando assim pintar a peça toda.
Como escolher uma boa mecânica para pintura de para-choque?
Não escolha apenas pela localização ou preço, procure conhecer a oficina.
Desconfie do que é muito barato.
Atenção com preços baixos e grandes descontos na franquia: serviços de funilaria e pintura exigem materiais de qualidade, habilidade manual e muita prática.
Bons profissionais cobram pela qualidade.
E, ao contrário de outros serviços, um trabalho malfeito em funilaria e pintura às vezes só aparece com o tempo: o verniz começa a descascar, a pintura fica manchada e o retrabalho é inevitável.
Por isso, ao pesquisar quanto custa para pintar um para-choque, fique atento aos valores muito abaixo da média.
É funileiro ou pintor?
A grande maioria das oficinas possui uma estrutura definida, com funcionários administrativos e técnicos em reparação.
Neste ramo de atividade não cabe a figura do “faz tudo”, principalmente nas funções básicas: funilaria ou pintura.
Há exceções, em que um funcionário é bom nos dois serviços, mas, geralmente, cada um deles exige um especialista.
Martelinho ou funilaria?
Como o serviço de martelinho é mais barato que o de funilaria, às vezes o cliente vai à oficina e quer resolver tudo com o primeiro. Mas se saiu a tinta, não tem conversa: é serviço de funilaria.
Martelinho, ou martelinho de ouro, é uma técnica que nasceu nas fábricas de carro para tirar pequenos amassados onde não houve retirada da tinta.
Existe até curso para ensinar a técnica e as ferramentas usadas são específicas: este é um trabalho bastante delicado, são necessárias centenas de batidinhas para corrigir o amassado, por isso ele só é feito em pequenas áreas.
Se a oficina oferece o serviço, provavelmente é porque ela tem de fato um técnico preparado: é difícil alguém se arriscar porque não vai conseguir “enganar” num tipo de serviço tão minucioso.
Há oficinas que não têm um especialista, mas terceirizam esse serviço.
Olhe a limpeza.
Uma das grandes preocupações nas instalações das montadoras é a limpeza do setor de pintura, tanto que a maioria nem permite a visitação dele e os funcionários trabalham todos cobertos.
Qualquer poeira ou pó é motivo para interromper a linha de produção.
Claro que as oficinas não são tão sofisticadas quanto as fábricas, mas as boas possuem cabine de pintura, ferramentas de polimento com aspirador acoplado e funcionários uniformizados.
Proteger o restante da lataria com material apropriado é importante: fuja de quem utiliza jornal, pois o ácido das folhas pode deixar manchas.
O ideal é cobrir o carro com papel especial vendido por lojas de tintas, que não dissolve quando entra em contato com a tinta, não mancha e nem gruda na lataria.
Preparador de tinta.
Mais conhecido como colorista, este profissional é fundamental para que seu carro não saia com duas cores.
Em grandes oficinas, existe um laboratório para acerto de tintas e o colorista faz parte do quadro de funcionários; já nas pequenas empresas esse trabalho é terceirizado.
O acerto de cores busca igualar a tonalidade de uma tinta nova com a tinta antiga do carro. As diferenças são mais evidentes em cores básicas como branco, vermelho e amarelo.
Portanto, se você possui um carro com uma destas cores, pergunte ao orçamentista como ele pretende acertar a tonalidade da tinta.
Secagem da tinta.
As tintas automotivas possuem um tempo de cura (secagem) que varia de acordo com o fabricante. Estufas de secagem, que são um local apropriado, com temperatura controlada, abreviam esse tempo.
Porém, apesar de comuns nas fábricas, elas são encontradas em poucas oficinas.
Se a oficina que você escolher não tiver esse equipamento, saiba que, em alguns casos, você terá o incômodo de levar a peça repintada para polir depois de uns 2 meses do serviço realizado.
Não fique bravo com o pintor se a peça ficar opaca depois de alguns dias: a culpa pode ser da caloria do motor.
Ela provoca uma secagem desordenada do verniz e da tinta. Nada que um polimento não resolva.
Meio ambiente
Toda boa oficina deve seguir a legislação em relação à coleta de resíduos.
A água utilizada deve ser tratada antes de retornar para a rede pública e os resíduos de tinta, vernizes e solventes devem ser armazenados e coletados pela empresa especializada.
Boa e velha indicação
Fechando o assunto, uma boa indicação é sempre bem-vinda. Como falamos no início, trata-se de um processo no qual a habilidade do técnico é fundamental para o resultado do trabalho.
Portanto, pergunte para quem já precisou e descubra onde estão os bons profissionais e até mesmo quanto custa para pintar um para-choque.
Quais materiais utilizar na hora de pintar um para-choque arranhado?
Fonte: https://blog.hipervarejo.com.br/
Água e detergente
Lave o para-choque com uma mistura de detergente e água quente. Coloque 4 colheres de sopa de detergente para 1/2 litro de água.
Seque o para-choque por completo antes de prosseguir para o próximo passo.
Fita crepe
Cubra a parte ao redor da área que será pintada com fita crepe. Crie uma borda de cerca de 5cm ao redor da área de pintura e qualquer outra área que não vai ser pintada, como as luzes de freios ou partes de metal.
Utilize jornal para cobrir toda a traseira (ou frente) do carro. Crie uma barreira de cerca de 1m.
Durante o processo de aplicação do primer e acabamento final, a tinta spray será utilizada. O spray é difícil de controlar e você pode acabar pintando áreas que não queria. Essa barreira de papel evita esse problema.
Lixas
Lixe toda a superfície a ser pintada com a lixadeira. Comece com a lixa 320. Todo o para-choque deve ser lixado, caso contrário, a tinta não irá aderir à superfície.
Lixe toda a superfície por igual. Esse processo inicial de lixamento remove o verniz da tinta preparando a superfície para a pintura.
Lixe levemente com a lixa 600. Lave a superfície com a mistura de detergente e água quente para remover os depósitos de pó e deixe secar.
Primer
Aplique uma fina camada de primer sobre a área lixada. Tinta e primer têm melhor ação quando são aplicadas em múltiplas e finas camadas.
Após deixar o primer secar por cerca de 4 horas, lixe suavemente e manualmente a superfície. Use a lixa 600.
Limpe a poeira com o pano e repita o processo até que você alcance uma camada uniforme de primer.
Normalmente, isso leva de duas a três demãos. Aplique o primer no resto do para-choque além de pintar apenas as camadas danificadas.
Tinta spray
Lave a área coberta com o primer com água e sabão e seque com um pano limpo. Aplique uma fina camada de pintura sobre toda a superfície do para-choque.
Deixe secar por entre 6 e 8 horas. Lixe o para-choque levemente com a lixa 600.
Limpe a superfície com um pano limpo e repita o processo de pintura/lixamento até obter uma camada uniforme. Deixe secar por 24 horas antes de ir para o próximo passo.
Massa de polimento automobilístico
Utilize massa de polimento automobilístico para polir a área pintada. Esse tipo de composto dá acabamento e protege a pintura.
Faça o polimento utilizando um pano limpo e aplique movimentos circulares.
Cuidados fundamentais para manter a pintura de para-choque
Alguns cuidados são necessários depois que você faz pintura do para-choque para que assim o item dure por mais tempo.
- Evite a exposição excessiva ao sol para que a tinta não desbote.
- Plástico precisa de hidratação, por isso utilize produtos indicados para isso.
- Continue tendo cuidado para evitar colisões, fique sempre atento ao trânsito para impedir possíveis acidentes.
Fuja dos causadores de riscos
Ao dirigir em pisos em más condições, também é importante se precaver ante o risco de pequenas pedras serem lançadas na lataria e no para-choque.
Ao conduzir em alta velocidade nessas condições, as pedras podem se chocar contra a carroceria e remover o verniz ou até mesmo a camada de tinta.
Portanto, em pisos ruins, diminua a velocidade.
O mesmo ocorre ao atravessar trechos onde o asfalto é novo, e o piche pode ser lançado ao para-choque. Sua remoção é complicada, exigindo produtos especiais.
Diminua a velocidade sempre que o piso oferecer algum risco de provocar estragos e tenha cuidado redobrado quando for estacionar.
Lave o carro com frequência e de forma adequada
Lavar o carro requer cuidado desde a escolha dos produtos, que devem ser neutros e com pH baixo. Além disso, existe a ideia de que quanto mais forte é o jato de água, mais ele limpa.
No que diz respeito à pintura, essa ideia engana. Na realidade, quanto mais forte, maior o risco de causar danos.
O correto é apostar na baixa pressão, lavando de cima para baixo, preferencialmente na sombra.
Faça rapidamente a manutenção
É muito frequente – infelizmente – que pequenos danos sejam causados à pintura do para-choque, como pequenas raspadas, pedras que se chocaram, etc.
Se elas causaram danos suficientes para remover o verniz e a pintura, o para-choque fica exposto às intempéries e sujeita à formação de ferrugem.
Não deixe que esses pontos desprotegidos se acumulem. Procure reparar a pintura o quanto antes.
Pintura, retoque ou reconstrução: saiba qual melhor serviço para o para-choque
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O reparo e pintura de para-choque deixa a cor do veículo mais próxima da forma como realmente é.
Para a realização de serviço, o profissional deve contar com equipamentos de qualidade e precisão na realização de misturas e aplicações de tinta.
Somente uma empresa capacitada que conte com uma equipe experiente pode executar essa tarefa de maneira excelente, sem que haja variações entre cores.
Pintura
A pintura de para-choque é indicada quando existem vários arranhões por toda peça, dessa forma uma pintura completa irá cobrir todos os danos que existem.
Reparo
O reparo da pintura é para cobrir arranhões pequenos, menores que 20cm. Você deu uma encostada no para-choque e deu uma danificada em uma pequena parte da peça?
O indicado é apenas um reparo/repintura que cobre apenas a parte que foi afetada.
Reconstrução
A reconstrução de para-choque é indicada para danos maiores, como: amassados ou pequenas rachaduras.
Desamassar a lataria de um carro pode ser simples ou complicado, dependendo do processo que será necessário para o conserto.
Esse processo é bastante variável, e será definido a partir do tamanho do amasso que acometeu o veículo, profundidade, largura e dificuldade de recuperação.
Martelinho de ouro
Para os casos mais simples, pode-se recorrer sem dúvidas ao famoso martelinho de ouro, ele serve para consertar amassados pequenos, ocorridos em batidas e acidentes quase sempre de pequena gravidade.
Micro Pintura de para-choque
A micro pintura de para-choque é uma técnica de alta qualidade que traz resultados rápidos ao proprietário do carro.
A qualidade na realização deste serviço depende da precisão oferecida durante a aplicação com o aerógrafo, que possibilita ao profissional uma distribuição de tinta mais cuidadosa, o que garante economia e melhores resultados, além de contribuir para um menor tempo de execução da tarefa.
A micro pintura em para-choque disfarça os arranhões do dia a dia e melhora a estética geral do carro.
Essa técnica, permite reparar arranhões e amassados em até 90 minutos, porque elimina a desmontagem, remontagem e a necessidade de manobrar veículos de uma área de trabalho a outra, o que possibilita o atendimento personalizado do cliente.
A micro pintura para-choque é ideal para pequenos reparos como lascas e arranhões. Algumas dessas falhas podem ser corrigidas com o uso de táticas de reparo no local, ou seja, repintar e lixar a área antes de aplicar uma camada transparente.
A micro pintura no para-choque deve ser feita com atenção. Para-choques são pontos focais no design de carros de todos os tipos.
Por isso é necessário que sua restauração seja feita com o auxílio de profissionais preocupados com a obtenção dos melhores resultados.
A micro pintura em para-choque é rápida e eficiente. A técnica de micro pintura em para-choque deixa o seu carro como novo em pouco tempo.
Reparo em para-choque de plástico: Como proceder?
O reparo em para-choque de plástico depende da área atingida.
Caso a rachadura esteja em uma área plana do para-choque, por exemplo, o reparo será bastante simples e exigirá menos tempo e material, o que significa que, provavelmente, também custará menos.
Quando o dano envolve linhas de estilo de um veículo, áreas curvas ou seções moldadas em torno de luzes ou entradas, o trabalho é diferente.
O reparo para-choque de plástico faz o veículo voltar à aparência original quando bem executado. Para tanto, não se deve apenas cobrir os riscos com uma gota de tinta.
Realizar reparo em para-choque permite manter a peça original em seu carro, ao invés de adquirir uma similar.
Na maioria dos casos, pode-se repará-lo sem a necessidade de substituição e consertar amassados, deformações, arranhões, defeitos, manchas, descascados e pequenas trincas.
Esse trabalho deve contar com o olhar criterioso de profissionais experientes no assunto.
Como tirar arranhões do para-choque de plástico?
Arranhões são danos menores quando a parte externa do para-choque entra em contato com outra superfície, deixando marcas pequenas e rasas no para-choque.
Alguns arranhões são fáceis de polir com um pano e um pouco de polidor abrasivo, enquanto outros podem exigir mais trabalho para consertar.
Um risco ocorre quando outra superfície ou objeto penetra no para-choque. Tal como acontece com arranhões, eles variam em gravidade.
Você pode consertar o para-choque sem a necessidade de preenchimento, se o arranhão não for muito grave. A seguir, dois itens úteis que te ajudam a remover os arranhões.
O WD 40 para remover os arranhões
O WD40 pode ser usado para tratar arranhões no para-choque, especialmente os mais leves que não são muito profundos.
Quando você pulveriza WD40 sobre arranhões, o óleo preenche as lacunas. No entanto, é importante notar neste ponto que ele deixará um acabamento brilhante.
Pasta de dente pode remover arranhões do plástico
Você pode usar pasta de dente para remover arranhões pequenos e superficiais da maioria dos plásticos rígidos.
Mas é importante observar que isso requer o tipo certo de pasta de dente. Uma pasta de dente em gel não terá o efeito desejado, mas uma pasta de dente normal deve servir.
Isso ocorre porque a pasta de dente comum tem uma pequenos grãos que ajudam a limpar os arranhões.
Mas um creme dental melhor para usar seria o creme dental clareador, porque é mais abrasivo.
O que você precisa fazer é aplicar uma fina camada de pasta de dente com um pano macio.
Em seguida, você deve esfregar a pasta de dente com movimentos circulares, antes de enxaguar e limpar.
Como recuperar para-choque de plástico esbranquiçado?
Uma boa forma de recuperar a aparência dos para-choques esbranquiçados é aplicar os chamados revitalizadores ou restauradores de plástico.
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Alguns são solúveis em água e devem ser reaplicados após cada lavagem. Na embalagem há informações como o tipo de resultado esperado e modo de usar.
Fonte: https://blog.autoglassonline.com.br/